Por Paul Tripp
Na semana passado eu escrevi [ver aqui] sobre como nós nos sentimos confusos e sem poder em diferentes momentos de nossas vidas. É a realidade de se viver num mundo caído, com pessoas caídas.
Estes momentos são doloridos, porém, necessários e úteis. Eles expõem nosso nível de funcionalidade da nossa fé em Deus – nossa capacidade de verdadeiramente deixarmos as coisas para ele – e elas nos proporcionam uma oportunidade para amadurecer a nossa fé.
Se nós respondemos biblicamente durante as temporadas quando a vida faz pouco ou nenhum sentido, nós podemos experimentar uma bênção espiritual no meio dos tempos confusos e difíceis. E aqui estão algumas formas de como:
Viva proativamente
Eu acho que geralmente a nossa visão de dificuldade é se abrigar e sobreviver à tempestade. Nós não fomos chamados à inatividade, mas à proatividade.
Fomos chamados para proativamente nos lembrarmos quem nós somos em Deus e quem Deus é. Nós somos chamados para proativamente orar e confessar as dificuldades de nossos corações. Somos chamados para proativamente adorar a Deus por sua presença, sabedoria, poder, amor e graça.
Viva socialmente
Um efeito colateral de se abrigar e sobreviver à tempestade é de nos isolarmos dos outros. Em meio à dificuldade, diga a si mesmo que você não foi apartado. Lembre a si mesmo que você é parte de uma vasta companhia do povo de Deus que tem experimentado e está experimentando o mesmo.
Ao mesmo tempo, uma vida proativa exige que encontremos maneiras de servir e encorajar os outros, mesmo no meio de nossa própria dificuldade. É mais abençoado dar do que receber e isso permanece verdadeiro durante os bons e maus momentos.
Viva agradecido
É contra-intuitivo contar suas bênçãos quando parece que sua vida foi destituída de bênçãos. Mas não há melhor maneira de resistir aos resmungos e reclamações que muitas vezes nos sequestra em momentos de dificuldade.
Em vez de apenas “sobreviver” às dificuldades e acabar exausto e desanimado, você pode viver com entusiasmo e gratidão. Quando você vive feliz, você verá a vida através de novos olhos – mesmo quando a vida é difícil.
Viva avidamente pelo céu[1]
Há uma outra coisa pela qual a dificuldade existe: tornar-nos ávidos pelo céu. Talvez mais do que qualquer outra coisa, dificuldades lembram que você vive “entre o já e o não ainda”.
Há muitas, muitas coisas pelas quais somos agradecidos nesta vida, mas esta vida é meramente uma habitação temporária. As dificuldades do mundo atual devem produzir uma insatisfação que honre a Deus e lhe torne faminto para estar com o seu Senhor para sempre, onde o pecado não existe mais e tudo foi feito completamente novo.
Assim, ao viver com o chamado de Deus para morar temporariamente em um mundo caído com pessoas quebradas, lembre-se sempre de que Deus nunca está alheio da sua confusão e fraqueza. Situações difíceis, locais difíceis e relacionamentos difíceis não estão fora do plano de Deus; Ele está com você quando você passa por eles.
Tome posse da graça que Deus generosamente disponibiliza. Escolha Jesus, não o eu. Escolha produtividade, não futilidade. Confie em sua poderosa graça, não em sua própria força fraca.
[1] “Pelo céu” foi complemento do tradutor para a sentença fazer melhor sentido.
_________________
Original em PaulTripp.com
Tradução de T. Zambelli
Tags: Comunidade Graça Gratidão Paul Tripp Pecado Proatividade Produtividade
