Por Larissa Fernandes
Eu gosto de pérolas. Um colar de pérolas, para mim, significa elegância e sofisticação. Mas você sabe como elas surgem? São formadas dentro de uma concha. Quando um elemento estranho, como um grão de areia, entra na concha, o molusco, para se defender e proteger, libera uma substância que formará a linda e valiosa pérola.
Esse foi o mecanismo de defesa criado por Deus para a ostra. Resumindo, a pérola é uma consequência de uma irritação. Algo desagradável.
Tiago em sua carta diz o seguinte Tg1:2-4:
“Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma”.
Sabe quando temos dias difíceis? Como mãe, já passei por alguns dias assim, e certamente você também. O desfralde parece que não funciona; acordar de madrugada várias vezes para alimentar um ser que depende de você; o filho que vai mal na escola; a gravidez que não chega; o marido que é demitido; a tpm que está no limite; a saúde que não está boa; os filhos estão rebeldes; a menopausa começa a dar seus sinais; a esposa que não consegue se entender com meu marido; a família que não se entende; as coisas que não andam como eu queria… a lista pode ser infindável.
Os grãos de areia aparecem de várias formas, não é? Sabe querida, Deus sabe a quantidade exata de areia que cabe na sua concha. Nossa fé cresce no ambiente da provação. E ele sabe o tempo exato pra formar em nós aquela linda pérola. Por isso quando a provação vier, encare a situação de forma diferente. Deus na sua soberania, poder e amor, de forma intencional, está formando em você o caráter de Cristo. É algo eterno e que deve ser valorizado! Uma linda pérola surgirá! Continue firme!
Tags: Larissa Fernandes Perseverança Tiago
