Por Paul Tripp
Você já foi convidado para uma festa à fantasia? Ou um baile de máscaras? Quando você vive num mundo caído, você recebe o convite final todos os dias.
A tentação trabalha melhor numa fantasia. O mal se disfarça como tudo menos mal. O fato de o pecado parecer tão bom é uma das coisas que o tornam tão ruim.
Essa realidade exige que vivamos com mentes sóbrias e olhos vigilantes. O diabo está rondando como um leão que ruge, procurando nos devorar (1Pedro 5:8). Às vezes os ataques serão explícitos, mas muitas vezes eles serão disfarçados.
Entretanto, nem todo engano vem de fora. Pelo contrário, devemos confessar que agimos como vigaristas contra nós mesmos e somos muito comprometidos e talentosos.
Nós somos muito habilidosos em olhar para os nossos erros e vê-los bom. Nós somos todos muito melhores em olhar para o pecado, fraqueza e falha dos outros do que olhar para os nossos próprios pecados e nossas próprias fraquezas e falhas. Somos todos muito bons em ser intolerantes com os outros, das mesmas coisas que voluntariamente toleramos em nós mesmos.
Aqui estão alguns exemplos, mas há muitos outros:
- O gritar impaciente usa a fantasia de um zelo pela verdade.
- A lascívia pode se mascarar como um amor pela beleza.
- A fofoca faz seu trabalho maligno vivendo no traje de preocupação e oração.
- O desejo de poder e controle usa a máscara da liderança bíblica.
- O medo do homem se veste como um coração de servo.
- O orgulho de estar sempre certo se disfarça de amor à sabedoria bíblica.
O ponto de partida é que o pecado nos faz não ouvir ou nos ver com precisão. E nós não apenas tendemos a ser cegos, mas para complicar as coisas, nós também tendemos a ser cegos para nossa cegueira!
Mas não se desmotive – nós não fomos deixados sem esperança. Há um convite muito bom nos esperando.
No espelho da Palavra de Deus, com a ajuda do Espírito Santo, e no corpo de Cristo, nós somos convidados para entrar na luz da honestidade e ver a nós mesmo como realmente somos.
Esses momentos de auto-avaliação serão dolorosos. Quem quer aceitar um convite para ver seus erros em exibição, ouvir sobre suas deficiências em detalhes e sentir a culpa que acompanha o pecado deles?
Quando você está experimentando condenação e repreensão de Deus ou dos outros, você pode não se sentir como se estivesse sendo amado, mas é exatamente isso que está acontecendo.
Deus, que te ama o suficiente para sacrificar seu Filho por sua redenção, está trabalhando para que você se veja claramente, de modo que você não acredite na ilusão de sua própria justiça, e assim, com um senso humilde de necessidade pessoal, você possa buscar os recursos da graça que só podem ser encontrados nele.
Hoje, vamos rejeitar o convite do mundo caído para uma festa a fantasia e, em vez disso, aceitar o convite do Senhor para receber uma graça abundante, convincente, perdoadora e transformadora!
Hoje, vamos rejeitar o convite do mundo caído para uma festa a fantasia e, em vez disso, vamos aceitar o convite do Senhor para receber uma graça abundante, convincente, perdoadora e transformadora!
Tags: Cegueira Engano Fantasia Paul Tripp Pecado
