Por Paul Tripp
Você tem medo de falar em público? Como você reagiria se alguém lhe pedisse para ensinar a Bíblia ou compartilhar sua fé na frente dos outros?
Muitos de nós ficaríamos com as palmas suadas com o simples pedido para dar um aviso na igreja; ainda mais se recebesse o convite de ensinar. Talvez seja o nosso medo geral de falar em público, talvez seja o seu sentimento de que você não é biblicamente alfabetizado como deveria ser.
Porém, não importa quão desconfortável você fique diante de uma multidão, ou independentemente de quão pouco de um seminário você tenha concluído, Deus pretende que você seja um de seus instrutores.
É verdade que Deus separa certas pessoas para o ensino público na igreja. Ele lhes dá os dons e a graça necessários para fazer a coisa que ele os chamou para fazer nesse papel. Mas a proclamação programada da Palavra no corpo de Cristo é apenas um aspecto do ministério de ensino da igreja.
O apóstolo Paulo instrui a todos nós em Colossenses 3.16, para “Que a palavra de Cristo habite em você ricamente, ensinando e admoestando uns aos outros em toda a sabedoria”. Neste contexto, Paulo está falando sobre a abundância de ministérios da vida cotidiana, oportunidades que Deus dá a cada um de seus filhos.
(Esta passagem não é dirigida a estudantes de seminário, pastores ou anciãos. No início do capítulo, ele começa com: “Se então você foi ressuscitado com Cristo …” É todos nós aqui, qualquer cristão, independentemente de vocação ou localização.)
Então, como essas oportunidades do ministério da vida cotidiana se parecem? Davi compartilha uma no Salmo 51:13: “Eu ensinarei os teus caminhos aos transgressores, para que os pecadores se voltem para ti.” (NVI)
Esse tipo de ensino não exige que elaboremos uma teologia abrangente da graça. A maioria de nós não estaria qualificada para isso. Em vez disso, esse tipo de ensino exige que compartilhemos nossas histórias de resgate e transformação com outras pessoas.
Este ministério pessoal e informal não está ensinando a pessoa sobre a graça. Pelo contrário, estou compartilhando minha experiência da graça. As pessoas aprendem, não porque eu abri o dicionário e dei uma palestra, mas porque mostrei a elas o vídeo da graça em ação na minha vida.
O que nos qualifica para ensinar no contexto do ministério pessoal da vida cotidiana é a graça que recebemos em nossos próprios momentos de necessidade. Por estar disposto a compartilhar minha própria história, estou sendo uma ferramenta de transformação da graça nas vidas deles.
Pode ser que você nunca seja um pastor, um líder de um grupo pequeno, um professor de escola dominical ou um missionário transcultural. Entretanto, você sempre será chamado para uma vida de transparência diária do evangelho. Deus quer que você esteja pronto, disposto e esperando para compartilhar sua gratidão pela graça que você recebeu com alguém que precisa tanto quanto você.
Você será um bom mordomo da sua história de graça?
Tags: Colossenses Graça Medo Paul Tripp Salmos
