Por Mack Stiles
O que a Igreja é?
Uma igreja local é o ajuntamento de batizados, cristãos nascidos de novo que pactuam juntos em amor para regularmente se encontrarem debaixo da autoridade das Escrituras e da liderança dos anciãos para louvar a Deus, ser a imagem visível do evangelho e, em última análise, dar glória a Deus (João 3.1-8; 13.34-35; Atos 2.41; 14.23; Ef 3.10; Cl 3.16, 2Tm 3.16-17, Hb 10.24-25).
O que a Igreja faz?
Uma igreja precisa fazer apenas algumas coisas para ser uma igreja: as pessoas regularmente se ajuntarem no amor do evangelho para ouvir a Palavra pregada, cantar, orar, dar e praticar os sacramentos do batismo e da ceia do Senhor. Membros, os quais juntos possuem uma aliança, cuidam amorosamente uns dos outros (1Co 12.12-26), até mesmo por meio da prática da disciplina da igreja (Mt 18.15-17).
A missão da Igreja
A igreja é o plano estratégico de Deus de evangelização com uma missão abrangente: ir até todos os povos para fazer discípulos, ensinando-os a obedecer tudo que Cristo ordenou, incluindo a formação de novas igrejas (Mt 28.18-20).
(…) esta definição deixa de fora o que muitas pessoas pensam que a Igreja é. Não é um prédio, nem uma mera reunião social dos crentes. Requer um compromisso de uns para com os outros numa comunidade local. Uma igreja intencionalmente não tem não-cristãos como membros e somente os que foram batizados devem ser membros. Uma igreja não é um mercado de boas ideias para se viver bem, mas uma comunhão submissa à Palavra de Deus.
A igreja é chamada para ser centrada na cruz, focada no evangelho, uma comunidade que dá glória a Deus para o louvor de Cristo.
STILES, J. Mack. Evangelism, How the Whole Church Speaks of Jesus. 9Marks, Crossway, 2014, p.71-72, 87.
Tags: Igreja Mack Stiles
