Um novo semestre se aproxima, e com ele vem muitas oportunidades de glorificar a Deus em tudo que fazemos. Desde meu primeiro semestre eu tenho buscado me tornar mais produtivo. Eu ainda não estou 100%, mas tenho aprendido muito ao longo dos anos. Eu acredito que organização e preparação são coisas essenciais ao crente.
A primeira pessoa que me levou a pensar sobre como eu gastava meu tempo foi o rapper americano, Trip Lee. No seu livro Rise, lançado em 2015, Lee diz que o “tempo” é um investimento que Deus faz em você, e você é responsável por ele. Não somos responsáveis apenas pelo que falamos, como diz em Tiago, mas também sobre como vivemos. Um estilo de vida que honra o Reino de Deus é recheado de conteúdo, e vai bem além do que simplesmente ser uma pessoa de boa índole no que se refere ao pecado e ao cuidado dos menos privilegiados. Nós temos a responsabilidade de honrar nossos corpos e espíritos como elementos dados por Deus para o avanço de Seu reino.
Eu quero lhe apresentar algumas maneiras nas quais você pode glorificar a Deus no semestre que se inicia. Isso não irá te ajudar somente com suas notas, mas também honrará a oportunidade presenteada por Deus a você de estudar seu mundo e seu ser—você tem a oportunidade de ter uma visão mais compreensiva de como sua vida interage com o Reino.
1. Preze por sua alma
Dois livros me influenciaram muito em como eu lido com meus estudos. Helmut Thielicke escreveu uma obra chamada Little Exercise for Young Theologians, e este livro me ajudou a ver que o conhecimento que eu adquiri no seminário não precisa me levar à arrogância. Podemos pensar em como Jesus foi o homem mais sábio a andar na terra e como sua teologia era perfeita. Mesmo assim, ele escolheu passar tempo com uma comunidade de pessoas que não o entendiam e não eram como ele—sendo humilde o suficiente para investir no “outro”.
Um segundo livro muito importante pra mim é How to Stay Christian in Seminary. Você precisa estar conectado a um corpo de cristãos de fé similar para te motivar e auxiliar no seu crescimento. Você precisa orar e meditar na Bíblia constantemente. Não pense que cursos introdutórios na Bíblia são em si a Bíblia. Eles te ajudarão a ler a Bíblia—mas somente se você ler a Bíblia.
2. Cuide de seu corpo
O livro Spark apresenta os benefícios do exercício físico no seu cérebro e trabalho mental. Investimentos sempre geram dividendos, e se você dormir pouco, comer muito, e se exercitar de forma irresponsável, seu corpo irá te retornar o que você “investiu”.
Desde que eu comecei a cuidar do meu corpo eu tenho ficado doente com menos frequência, minhas dores de cabeça têm diminuído, e meu trabalho normalmente fica pronto antes do previsto (eu nunca tenho que virar a noite estudando). Eu fiz um desafio a mim mesmo: decidi dormir 7 horas por noite independente do que aconteça, me exercitar todo dia sem desculpas, e passar um tempo com Deus e minha esposa independente de como minha lista de afazeres se parece. Juro, minhas notas melhoraram e eu me sinto melhor. O resultado não é mera autoestima—a propósito, faça um favor a você mesmo e leia o livro The Freedom of Self-Forgetfulness—mas eu me torno uma pessoa mais paciente em meu aconselhamento, consigo prestar mais atenção nos sermões que ouço, consigo ligar e amar aqueles com quem eu interajo e por aí vai…
Deus te deu um corpo; “você” não é uma alma com um corpo descartável. Cristãos não são gnósticos do segundo século, que criam que a salvação é o descartar daquilo que é material. Honre a criação de Deus, e isso inclui você mesmo. Invista tempo cuidando de você e seu corpo fará o mesmo.
3. Valorize sua mente
Se você seguir as duas sugestões anteriores sua saúde mental irá melhorar grandemente, mas existem mais coisas que eu acredito que precisam estar em suas prioridades este ano. Primeiro, aprenda como seu cérebro funciona com o livro Brain Rules. Segundo, leia 10 Steps to Earning Awesome Grades (While Studying Less). Este livro irá te dar as recomendações necessárias para você começar a ter controle sobre sua mente neste semestre.
O livro O Poder do Hábito tem sido valioso para mim no quesito de paz interior. Eu deleto todas minhas mídias sociais e não tenho nenhuma notificação aparecendo em meu smartphone durante o semestre. O mesmo vale para meu computador. Na verdade, eu tenho um cronograma no qual eu posso acessar mídias sociais em apenas alguns momentos (eu, particularmente, uso o Self Control 2). Isso e outras coisas tem me ajudado a me “imergir” no que eu estou trabalhando, o que me ajuda a me focar por períodos mais longos.
Honre Deus e os Presentes que Ele te Deu
Se você precisa de motivação durante o semestre, leia Motivation Hacker ou How to Win at College. Outro livro que vale a pena ser aplicado, não somente lido, é How to Become a Straight-A Student.
Siga sites como o College Info Geek, peça a seus professores mais bem-sucedidos como eles conseguem fazer tantas coisas em tão pouco tempo. Ano passado eu publiquei meu primeiro artigo acadêmico (e você pode lê-lo aqui), escrevi vários outros artigos, me voluntariei por diversas vezes, ensinei na igreja, me casei, aprendi uma língua nova, li mais livros do que o número de semanas que temos em um ano, testei novas dietas, viajei, aprendi como organizar minhas finanças, fui a conferências, e tudo isso enquanto eu ainda fui diligente nos meus estudos no College at Southeastern. Eu creio que você também pode conquistar muito neste semestre, desde que você se comprometa diante de Deus a honrá-lo e a valorizar o que Ele lhe deu.
Falando sério, eu entendo que não são todos que tem tempo de sobra para ler além do que o semestre requer, ou mesmo tempo para colocar essas dicas em prática. Mas você pode ouvir audiobooks enquanto dirige, assistir aulas no YouTube enquanto limpa a casa, ou até mesmo ler resumos de livros em vez de gastar tempo nas redes sociais. Por exemplo, eu escuto meu vocabulário Grego várias vezes por semana, o que encurta meu tempo fazendo flashcards. Assisto minhas aulas enquanto lavo a louça, e aprendo sobre os clássicos que terei de ler antes de lê-los nas aulas. Não importa quão ocupado você seja, você sempre pode arranjar uma maneira de glorificar a Deus com seu tempo e com as ferramentas que tens em mãos.
Você está pronto para honrar a Deus neste semestre?
>> Publicado originalmente em inglês no Intersect Project.
Tradução em Português pelo próprio autor.
Tags: Alma Corpo Faculdade Intersect Mente
