Por Paul Tripp
A Bíblia não é uma enciclopédia.
Isso frustra alguns de vocês. Não seria mais fácil se a Palavra de Deus tivesse abas em ordem alfabética para então nós conseguirmos encontrar um tópico, achar um versículo e terminar rapidinho?
Entretanto, a Bíblia é intencionalmente escrita como uma história. – uma narrativa teologicamente escrita com as notas de Deus. De capa a capa, esta grande história detalha as obras maravilhosas de Deus e então a aplica ao nosso dia a dia.
Você simplesmente não consegue entender a si mesmo, seu mundo e o significado e propósito da sua existência a não ser que os veja do ponto de vista da realidade, do caráter e plano de Deus.
Assim, da próxima vez que você se sentir tentado em usar as Escrituras como uma enciclopédia, ao invés disso, leia-a como uma história. Aqui estão cinco elementos para se olhar quando você se sentir tentado:
1. Identidade
É somente ao ler a história que você aprenderá que fora feito por Deus e para Deus, que tudo o que você é e tudo o que você tem vêm dele e que você foi feito para viver por alguma coisa muito maior do que você mesmo.
2. Compreensão
Você nunca saberá tudo o que precisa saber para viver da forma como foi projetado para viver pela experiência, pesquisa e análise humanas. Esta é a razão pela qual Deus imediatamente falou com Adão e Eva depois de criá-los. Da mesma forma, Deus fala conosco em sua Palavra para que saibamos, entendamos e, ao saber e entender, vivamos como fomos criados para se viver.
3. Conforto
O mundo em que você vive pode ser muito confuso, angustiante e doloroso. Porém, a história bíblica nos conforta com outra realidade: que nosso mundo não está fora de controle. Antes, nosso mundo está sob o cuidado pessoal dAquele que é a definição final de tudo o que é bom, verdadeiro, sábio e amoroso. Nós podemos descansar, não porque entendemos o que está acontecendo, mas porque conhecemos aquele que tudo governa.
4. Salvação
Esta é a razão última para a Palavra de Deus. Sem isso, nós não saberíamos que o nosso maior problema existe dentro de nós e se chama pecado. A história bíblica narra as grandes coisas que Deus fez por nós e está fazendo para resgatar, perdoar e nos libertar do nosso pecado. O epicentro da narrativa é a cruz de Jesus Cristo, entregando-nos a única coisa que nós desesperadamente precisamos, mas não conseguimos alcançar por conta própria: vida nova.
5. Esperança
A história bíblica, porque é uma história, tem um capítulo final. Um dia a doença, a tristeza e o pecado deste mundo quebrado terminarão. Nós seremos como Deus e estaremos com Deus para sempre. O autor deste livro já garantiu o final da história ao ressuscitar Jesus dos mortos. Não importa o que aconteça, nós temos esperança, porque nós sabemos que a última página já foi escrita.
O antigo hino diz: “Eu amo contar a história das coisas invisíveis do alto; de Jesus e sua glória, de Jesus e seu amor.”
Quanto você ama essa história?
>> Original em PaulTripp.com
Tradução de T. Zambelli
Tags: Compreensão Conforto Esperança Identidade Paul Tripp Salvação
