Por Dave Radford
Todos nós conhecemos bem a ansiedade.
Ela vem com a maioria das provações e mágoas. Ela se levanta quando as oportunidades caem. Ele fala quando não tenho palavras para consolar minha esposa ou quando essa fatura inesperada é exibida na minha caixa de entrada ou quando ligo o noticiário para testemunhar outra história dolorosa de injustiça. É fácil ficar paralisado pelo meu atual “newsfeed” da realidade e esquecer tudo o que sei ser verdade.
Quando a ansiedade ataca, recorremos frequentemente a contemplação do umbigo – o ato de “contemplação autoindulgente ou excessiva de si mesmo, ou uma questão única, às custas de uma visão mais ampla”. Em vez de confiar na promessa de Deus de prover sempre ondas de graça, estou propenso a me envolver em uma nuvem de preocupação desnecessária. E essa ansiedade me cega para a realidade. Eu troco a “visão mais ampla” da fidelidade de Deus por promessas vazias oferecidas pela autopiedade, preocupação e dúvida.
Felizmente, a Bíblia tem algo a dizer para corações ansiosos. Como um filho de Deus, você tem um passado de cair o queixo, um futuro infinitamente atraente e uma realidade sólida como uma rocha para se manter firme sem medo ou preocupação em qualquer circunstância.
Olhe atrás de você
Quando se trata de esperança no meio da luta, Deus nos chama para ser um povo que se lembra. Se você gastar até quinze segundos olhando para o seu próprio passado, ele começará a brilhar com dez mil misericórdias refletindo as ondas dessas memórias (Lamentações 3:22). O mar da graça passada habita aqui, e nos acolhe para vir e beber, e lembrar quantas vezes precisarmos. Você poderia facilmente passar uma semana revivendo e se lembrando das muitas provisões especiais de Deus que vieram depois do que você queria, mas na hora certa.
Olhe mais para trás ao longo das ondas e veja os pilares inabaláveis da nossa esperança em Cristo. Veja Emanuel, a luz que surgiu e se aproximou do mundo fatigado (Mateus 1:23). Veja a vida dele, perfeitamente vivida, derramada como um sacrifício vivo para você. Veja o pináculo da glória de Deus e nossa grande esperança na cruz (Hebreus 1: 1–3). Olhe e acredite novamente na ressurreição. Veja a ascensão e o reino inaugural de Cristo, quando ele se assentou à destra de Deus Pai.
Olhe ainda mais longe e veja a fidelidade de Deus ao seu povo ao longo de toda geração “dura” e “rebelde” na história. Veja-o guiando com uma nuvem de dia e, de noite, um pilar de fogo (Êxodo 13: 21-22) – firme e fiel. Olhe para o mais longe possível e veja seu nome sendo escrito no livro da vida, selado por toda a eternidade (Apocalipse 13: 8). Cada um dos seus dias foi escrito por Deus antes da fundação do mundo.
Quanto menos nos preocuparíamos se bebêssemos essas águas diariamente, construindo em nossos corações um armazém de defesas prontas contra as investidas da ansiedade e da incredulidade?
Olhe antes de você
“Agora, a fé é a certeza das coisas que se esperam” (Hebreus 11: 1). Embora só possamos vê-lo “num espelho obscuro” (1 Coríntios 13:12), nosso futuro é, para dizer o mínimo, alucinante. Podemos não ter todos os detalhes, mas temos aqui mais do que o suficiente para tirar alegria e confiança para hoje.
O grande dia virá quando Jesus aparecer no céu em um cavalo branco (Apocalipse 6: 2). Ele liderará os exércitos de Deus em uma vitória final sobre Satanás, pecado e morte (Apocalipse 19:20). Seremos testemunhas do novo céu sendo conduzido a uma nova terra (Apocalipse 21: 2). Deus habitará com o homem. Nossa herança será o próprio Deus (Apocalipse 21: 3).
Na ceia das bodas do Cordeiro, todos nós nos uniremos por uma eternidade de festas (Apocalipse 19: 7-8). Teremos a paz total, alegria interminável e crescente, por toda a eternidade. Nenhum momento será chato ou desinteressante novamente. Você será reintegrado a seus irmãos e irmãs mais próximos. As correntes de um rio da vida alegrarão a cidade de Deus (Salmos 46: 4).
O povo de Deus brilhará como o sol (Mateus 13:43). Toda a criação temerá a revelação dos filhos de Deus (Romanos 8:19). Você vai ver Jesus face a face. Estas são apenas as coisas que sabemos. Deus tem ainda mais em mente: “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam” (1 Coríntios 2: 9).
Olhe para baixo
Olhe novamente para sua vida agora. Veja seu conjunto atual de problemas através de lentes passadas e futuras e adicione essas outras promessas à mistura. Isto é o que a Escritura diz que é verdade sobre você agora.
Dentro de você há “uma fonte de água que jorra para a vida eterna” (João 4:14). O poder que ressuscitou a Cristo dos mortos está em ação em seu ser (Efésios 1: 19-20). Você tem o fruto do Espírito (Gálatas 5: 22–23). Você não pode perder sua posição com Deus. Você é um filho adotivo ou um filha adotiva do rei (Gálatas 4: 5-6). A graça generosa de Deus foi medida para você de acordo com a infinita sabedoria de Deus na proporção certa e agendada perfeitamente para atender às suas necessidades exatas, sejam elas quais forem (Mateus 6: 33–34). Deus está unindo todas as coisas para o seu bem maior e equipando-o com tudo o que você precisa para realizar a vontade dEle (Romanos 8:28; Filipenses 4:19).
Isso é o que meu coração ansioso e observador de umbigo precisa. Com os olhos da fé, posso ver que tenho todas as razões para esperar que Deus seja infinitamente por mim em todos os momentos de todos os dias. Se você está em Cristo, o mesmo é verdade para você. Ele ama você e deseja que você viva hoje na força que ele provê pela fé na graça futura (1 Pedro 4:11).
Suas promessas não são retórica abstrata ou meramente boas ideias. Elas são reais e confiáveis - o mesmo ontem, hoje e eternamente.
>> Copiado de Renovando a Mente
>> Original em Desiring God
Tags: Ansiedade Dave Radford
