Por Christy Britton
Meu marido e eu estamos criando quatro meninos. Uma das coisas que eles sabem, sem sombra de dúvida, é que aos sábados do outono nós nos reunimos com amigos para assistir o time Tigers da universidade LSU jogarem futebol. Nossa casa se enche de fãs vestidos de roxo e dourado. Celebramos com nossos amigos, comemos e cuidamos dos pequenos enquanto torcemos pelo nosso time favorito.
Torcer pelo LSU faz parte da nossa cultura familiar. Estamos orgulhosos de estar criando a próxima geração de fãs de futebol da LSU.
Mas, o que mais estamos criando eles para que sejam? O que a cultura de nosso lar estima ser de um significado eterno?
Meu marido e eu fomos grandemente influenciados pelo compromisso de nossa igreja local em plantar igrejas; nos Estados Unidos e além. E queremos que nossa família seja fazedora de discípulos de todas as nações, o que é melhor realizado por meio da igreja local. Portanto, estamos criando nossos meninos em uma cultura de plantação de igrejas.
Família “grande”
Nossos filhos estão familiarizados com cada um dos plantadores de igrejas enviados pela nossa igreja local. Eles são como uma família estendida. Oramos e sustentamos eles. Falamos sobre a necessidade de plantação de igrejas e desafiamos nossos filhos a participar dessa missão vital quando crescerem.
Queremos que nossos filhos vejam sua participação na plantação de igrejas como normal. Não queremos que eles cresçam pensando nos plantadores de igrejas em termos de “nós” e “eles”. Como queremos que eles se identifiquem com o trabalho e participem de várias maneiras, estamos criando-os em um ambiente em que plantar igrejas é um aspecto cotidiano de um estilo de vida em forma de evangelho. É o que “nós” fazemos.
Como, então, normalizamos a plantação de igrejas para nossos filhos? Considere cinco sugestões.
1. Estabeleça uma cultura de plantação de igrejas em sua casa.
Existem várias boas maneiras de fazer isso. Primeiro, envolva sua família na plantação de igrejas fazendo convênios com uma igreja comprometida com esse empreendimento. Vocês mesmos podem fazer parte de uma igreja em plantação, (afinal de contas, uma equipe de plantação de igrejas exige mais do que apenas o pastor).
Você pode apoiar financeiramente os plantios de igreja e garantir que seus filhos conheçam outros plantadores de igrejas. Uma maneira de fazer isso é guardando gravuras e cartões de oração dos plantadores de igrejas em sua geladeira. Leia os boletins dos plantadores de igrejas em voz alta à mesa do jantar e ore por eles e seus ministérios. Visite plantadores de igrejas e ofereça-os para recebê-los quando chegarem à cidade.
2. Elimine inconsistências em suas palavras e ações.
As crianças não são tapadas. Se houver inconsistências entre o que dizemos e o que fazemos, é provável que elas farejem. Pais, vocês não se darão bem em falar sobre a criação de discípulos entre as nações sem um pouco de pele no jogo. Incentive seus filhos a adotar o estilo de vida de plantação de igrejas. Se você diz que é apaixonado por plantar igrejas, dedique-se à plantação de igrejas. As crianças aprendem melhor vendo algo em ação e imitando-o. Permita que seus filhos ouçam e também vejam sua paixão.
3. Procure conectar seu trabalho ao trabalho de Deus.
Discípulos fazem discípulos. Se seus filhos estão unidos a Cristo, a Grande Comissão é para eles. Treine-os a desejar a glória de Deus e o bem eterno dos outros. Mostre-lhes como várias profissões podem promover a causa da plantação de igrejas.
Afinal de contas, para ver igrejas saudáveis plantadas, precisamos mais do que apenas pastores: precisamos de mecânicos, professores e mães que ficam em casa. Precisamos de empresários, agentes imobiliários e estudantes. Como escreve o apóstolo Paulo,
Faça o que fizer, trabalhe de coração, como para o Senhor e não para os homens, sabendo que do Senhor você receberá a herança como recompensa. Você está servindo ao Senhor Cristo. (Col. 3.23–24)
Procure ensinar seus filhos a conectar sua vocação a essa missão.
4. Espere que eles participem na plantação de igrejas.
Pense em suas expectativas para seus filhos. Muitos de nós esperam que nossos filhos tirem boas notas, entrem em boas escolas, sejam bons cidadãos e cuidem de nós quando formos mais velhos. Tudo isso é bom. Mas esperamos que eles participem na plantação de igrejas?
Ensine-os a amar a igreja e os perdidos, depois mostre-lhes como esses dois amores se encontram na plantação de igrejas. Ajude seus filhos e filhas a se imaginarem como parte de uma equipe de plantação de igrejas.
5. Incentive seus corações no Senhor.
Seus filhos têm um inimigo que os odeia. Enquanto eles buscarem e participarem no ministério da reconciliação, ele os perseguirá até sua destruição. Encoraje-os. Lembre-os das grandes promessas de Deus. Orem com e por eles.
E mantenha diante deles uma visão daquela “grande multidão que ninguém poderia contar, de todas as nações, de todas as tribos, povos e línguas, parada diante do trono e diante do Cordeiro, vestida com roupas brancas, com ramos de palmeira nas mãos, e clamando com grande voz: ‘A salvação pertence ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro!’ ”(Rev. 7: 9-10). Seduza-os com a glória do que está por vir.
Futuros plantadores de igrejas
Gastamos muita energia incentivando nossos filhos a perseguir seus sonhos. Estamos encorajando-os a perseguir a Cristo e seu reino plantando igrejas? Estamos criando filhos que obedecerão à Grande Comissão? Pais, cultivem o coração do seu filho para ir e fazer discípulos de todas as nações. Faça do discipulado um frequente em sua casa. Esforce-se para criar seus filhos em uma cultura de plantação de igrejas.
À medida que nossos filhos passam da infância para a vida adulta, vamos prosseguir fortemente na transição de ouvintes da Palavra para praticantes da Palavra. Como Deus eleva nossos filhos a uma nova vida em Cristo, vamos levantá-los para plantar igrejas para o bem de Sua glória entre as nações.
Fonte: The Gospel Coalition (clique)
Tradução de Robinson dos Santos
Tags: Christy Britton Crianças Plantação de Igreja
