A graça de Deus / mensagem 3
Devocionário foi baseado no livro Day-by-Day by Grace de Bob Hoekstra
E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai… Porque todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça. (João 1.14,16)
A graça de Deus é encontrada em uma única pessoa: Jesus Cristo (conforme vimos em 2 Coríntios 8.9). Foi somente através do Filho que a mensagem do Pai pôde ser proclamada em Sua inteireza, como nos revela o escritor de Hebreus:
“Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho…” (Hebreus 1.1-2).
Um dos títulos de Jesus é Logos, traduzido para o português como “Palavra” ou “Verbo”. Quando Ele se fez homem, tornou-se a mensagem encarnada de Deus, Sua Palavra para a humanidade: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós”.
Quando os primeiros discípulos observavam a vida de Jesus – Sua vida perfeita de piedade, eles estavam vendo nada menos que a revelação da glória do Deus único em forma humana! Assim João descreve: “E vimos a sua glória, glória como do Unigênito do Pai”. Sua vida foi uma demonstração transbordante da graça divina e da verdade, pois o Verbo de Deus é descrito como “cheio de graça e de verdade”.
Jesus mostrou o tipo de vida Deus pode desenvolver em nós, uma vida de verdade, plena da graça divina. Jesus veio como o único meio para oferecer essa plenitude a todos os que nEle confiam.
Agora, para desfrutar desta comunhão disponível, precisamos aprender a depender dele no nosso dia-a-dia, recebendo “… da sua plenitude e graça sobre graça”.
A graça de Deus nos proporciona, primeiramente, perdão e novo nascimento espiritual. Em seguida, transformação e crescimento através da obediência. Depois fecundidade através do serviço e a vitória pela humildade e dependência constante. Graça sobre graça é recebida pela fé, conforme Paulo bem escreveu:
“… a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.” (Romanos 1.16)
Veja que vida plena a graça de nosso Senhor Jesus Cristo dispõe para nós!
“Porquanto, nele habita corporalmente toda a plenitude da Divindade. Também, nele, estais aperfeiçoados.” (Colossenses 2.9-10).
A vida plena que o Senhor nos promete provém da plenitude da sua graça. Onde quer que estejamos em nossa jornada espiritual, o crescimento só pode vir a partir da sua graça, por meio da fé.
Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. (Efésios 2.8-9)
Creio que se interpretarmos devidamente a palavra salvação, não apenas como justificação (o livramento da penalidade do pecado em nossas vidas), mas também como nossa santificação (crescimento espiritual) e glorificação (futura estada eterna com o Senhor), ampliaremos consideravelmente nossa compreensão deste versículo e o aplicaremos corretamente.
Medite: A vida cristã diária é para ser vivida “graça sobre graça, sobre graça, sobre graça, sobre graça, sobre graça…” até estarmos face a face com o Senhor (pela Sua graça)!
Ore: Senhor Jesus, obrigado por ter vindo para habitar entre nós. Eu te louvo pela plenitude da graça disponível em ti. Aprecio cada graça que o Senhor construiu em minha vida. Dirijo-me a ti com a expectativa de receber a graça necessária para os próximos dias. Isso eu peço no nome santo de teu Filho Jesus. Amém.
>> Clique aqui para acessar todos os devocionais da série.
Tags: Graça Hebreus João
