A graça de Deus / mensagem 4
Devocionário baseado no livro Day-by-Day by Grace de Bob Hoekstra
“No qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça… Para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus… A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo” (Efésios 1.7; 2.07; 3.08)
Qual é a magnitude da graça de Deus? E qual a extensão de seus recursos? Muito frequentemente, nós subestimamos de maneira drástica a oferta da graça de Deus para nós.
Deus é rico em graça. Quando Ele perdoou os nossos pecados, Ele o fez “segundo as riquezas da sua graça”. Pense na medida generosa de graça que foi derramado sobre nós para remover a nossa culpa e vergonha que o pecado traz. Deus generosamente derramou sobre nós o seu perdão e lavou completamente as nossas iniquidades. No entanto, ao fazê-lo Ele não esgotou todos os tesouros da sua graça.
Em Efésios 2.7, Deus fala da “riqueza da sua graça”. A graça do Senhor vai muito além de qualquer recurso que jamais poderemos compreender ou experimentar. O estoque desta graça é tão abundante que Deus continuará derramando sobre nós pelos “séculos vindouros” sem que a gente saiba ou mereça. Dá para imaginar? Você vai precisar de uma eternidade para entendê-la completamente. Pense nisso: além dos ilimitados recursos desta abundante graça, Deus ainda nos faz os objetos de Sua bondade para todo o sempre!
Podemos comparar as riquezas da graça de Deus a um oceano infinitamente vasto. Pense na imensidão dos oceanos do mundo. Apesar de serem magníficos em sua vastidão, todos os oceanos podem ser pesquisados e sondados. Cada oceano tem limites que podem ser alcançados. Embora vastos, eles são finitos. Mas não é assim com a graça de Deus. Paulo testemunhou que o Senhor lhe deu graça para ir adiante e proclamar as “insondáveis riquezas de Cristo”.
Assim como o apóstolo Paulo, nós também fomos comissionados a proclamar esta maravilhosa graça que Deus deseja derramar em muitas vidas. Quanto mais proclamarmos, mais pessoas poderão experimentá-la, mais Deus despejará verdadeira água viva àqueles que estão sedentos e mais o Seu nome será glorificado!
Como entender qual é a exata dimensão da largura, comprimento, altura e profundidade da graça de Deus? Lemos em Romanos 5.20 que:
“Sobreveio a lei para que avultasse a ofensa; mas onde abundou o pecado, superabundou a graça”
Guarde esta frase: É impossível alguém pecar mais do que Deus pode perdoar.
Medite: O que existe de água em todos os oceanos do mundo é infinitamente menor que a graça disponível no coração de Deus! Não importa o quanto já experimentamos ou percebemos esta graça que há em Cristo… nós apenas começamos nossa busca.
Ore: Pai Celestial, a magnitude de sua graça muito me impressiona. Perdoe-me por subestimá-la com tanta frequência. Ilumine os olhos do meu coração para que eu possa conhecer a riqueza da sua graça. Que o oceano incomensurável de tua graça venha suprir minha necessidade diária, através de Jesus Cristo, meu Senhor. Amém.
>> Clique aqui para acessar todos os devocionais da série.
Tags: Efésios Graça
