A graça de Deus / mensagem 8
Devocionário foi baseado no livro Day-by-Day by Grace de Bob Hoekstra
Mestre, qual é o grande mandamento na Lei? (Leia Mateus 22.36-40)
Em sua resposta à pergunta acima citada, Jesus fornece uma síntese da mensagem da lei de Deus: Ser amoroso (Amarás o Senhor teu Deus… amarás o teu próximo). Jesus ainda revela que “destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas”, indicando que cada comando na lei de Deus estava relacionado a estes dois mandamentos. Vejamos cada um deles:
Amarás o Senhor teu Deus: A demanda principal da lei é uma relação de amor total com nosso Criador. Deveríamos amá-Lo “com todo nosso coração, com toda nossa alma e com toda nossa mente”, isto é, integralmente! O amor deveria estar sendo derramado de dentro para fora constantemente em direção ao Senhor. Em cada expressão da nossa personalidade, o amor deveria fluir em direção a Deus. Em cada pensamento, o amor por Deus deveria ser a motivação e o conteúdo. Qualquer aspecto da nossa vida (pensamentos, palavras, ações, intenções do coração) que não indica um amor abrangente e irrestrito para com Deus é uma ofensiva violação da Sua lei.
Amarás o teu próximo: O segundo mandamento, mas não menos importante, da lei de Deus é um amor desinteressado para com qualquer outra pessoa. A ordem é amar os outros “como a nós mesmos”. Alguns têm usado erroneamente esta frase para nos empurrar um terceiro mandamento imaginário: Precisamos aprender a amar a nós mesmos! Não, Jesus disse que há apenas dois mandamentos aqui. Amar o próximo como a si mesmo é um desafio para dar aos outros o tratamento, a consideração e o cuidado que todos nós temos dado a nós mesmos ao longo de nossas vidas.
Faça uma reflexão. Neste momento silencioso, de quietude da alma, seja bem sincero com você mesmo e com Deus: você tem cumprido cabalmente estes dois mandamentos da lei em sua vida? Você realmente ama a Deus acima de todas as coisas? Você o considera em todos os seus planos? Você ama o próximo do jeito que Deus espera que você ama? Você ama como você se ama? Cuida dos interesses de Deus e do próximo como cuida se seus próprios interesses?
Se a resposta é não, parabéns pela sua sinceridade. Mas não se desespere. Você é um ser humano como bilhões que existem no mundo! Ninguém consegue e Deus sabe disto. Lembre que se a lei não salva, porém nos condena, este extrato concentrado da lei evidencia muito mais nossa falibilidade humana. Um pouco mais adiante, Jesus uniu e intensificou estes dois mandamentos, dizendo:
“Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.” (João 13.34)
Jesus estabelece aqui um novo referencial para amar o próximo. Não é mais como nos amamos, mas como Ele (Deus) nos amou! Você pode pensar: Ai de mim! Se antes era difícil, agora se tornou impossível!!! Mas lembre-se que o que para nós era impossível, Deus tornou possível através do derramamento de graça do Seu Espírito.
Medite: Você tem utilizado as ferramentas (capacitações) que Deus disponibiliza para você através do Espírito Santo? (veja-as em Gálatas 5.16-18; 22-23). Ou continua agindo conforme a carne? (Gálatas 5.19-21)
Ore: Senhor Deus, eu me prostro diante de ti como o Deus de amor infinito. Só posso amar porque o Senhor me amou primeiro. No entanto, o meu amor por Ti é tão falho! Eu jamais conseguiria amá-Lo como Tu mereces. Assim como o meu amor pelos outros é constantemente enfraquecido por meu próprio egoísmo. Ensina-me a amar como convém! Eu humildemente peço que o Senhor trabalhe em mim um amor mais profundo por Ti e um amor incondicional para com os outros, em nome de Jesus. Amém.
>> Clique aqui para acessar todos os devocionais da série.
Tags: Amor Graça Mateus
