A graça de Deus / mensagem 12
Devocionário foi baseado no livro Day-by-Day by Grace de Bob Hoekstra
Quero apenas saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? Sois assim insensatos que, tendo começado no Espírito, estejais, agora, vos aperfeiçoando na carne? (Gálatas 3.2-3)
A primeira pergunta aqui em Gálatas 3 traz novamente à tona o tema justificação. Paulo questiona os crentes daquela igreja: “Recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?” Nós recebemos o Espírito Santo de Deus que passa habitar em nossas vidas quando nascemos de novo, assim nos tornamos filhos de Deus. Este é também o selo que o Senhor colocou em nós, quando nos declarou justificados, justos diante dele.
Como o Espírito Santo veio habitar em nós? Foi por nosso desempenho e merecimento, tentando viver de acordo com a lei de Deus? Não! Foi “pela pregação da fé.” Nós ouvimos a boa-nova de que Cristo morreu pelos nossos pecados. Ouvimos a palavra da verdade que Jesus poderia perdoar-nos todas as nossas injustiças. A fé foi acesa em nossos corações ao considerarmos esta mensagem. Simplesmente pela fé, pedimos ao Senhor Jesus a entrar em nossas vidas, para ser nosso Salvador pessoal.
“Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o direito de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome “(João 1.12).
A segunda pergunta que o apóstolo faz àquela igreja leva-os a raciocinar sobre o mesmo assunto, mas em direção à santificação.
“Sois assim insensatos que, tendo começado no Espírito, estejais, agora, vos aperfeiçoando na carne?” (Gálatas 3.3)
Pensar que podemos avançar no processo de santificação (nosso crescimento espiritual, a transformação progressiva até a semelhança de Cristo) por nossos próprios esforços humanos (isto é, pela força da carne) é uma tolice.
Assim como nunca poderíamos garantir nossa justificação por nosso empenho pessoal, nunca poderemos nos santificar, por mais que nos esforcemos. O justo viverá pela fé, do início ao fim!
Medite: A lei não foi dada para nos salvar ou tornar perfeito, mas é o nosso referencial de justiça e santidade. Lembre-se que somente “aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.” (Filipenses 1.6)
Ore: Querido Senhor, creio que minha justificação foi unicamente pela fé em teu Filho Jesus, e que esta dádiva não dependeu em nada da minha capacidade ou mérito pessoal. Creio que a santificação é pela fé também. Confesso que muitas vezes pensava e agia como se eu pudesse produzir alguma justiça por meus próprios esforços. Sinto-me aliviado e encorajado em saber que a única e melhor maneira de crescer na tua graça é continuar confiando em ti. Peço-te, Senhor, que me lembre sempre desta bênção à nossa disposição, para que eu me pareça cada vez mais com teu Filho. Em nome de Jesus me coloco diante de ti. Amém.
>> Clique aqui para acessar todos os devocionais da série.
Tags: Gálatas Graça Lei Santificação
