A graça de Deus / mensagem 5
Devocionário foi baseado no livro Day-by-Day by Grace de Bob Hoekstra
Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. (Romanos 6.14)
O pecado continuará dominando todas as nossas áreas de nossas vidas enquanto insistirmos em andar pela força da nossa carne. Graça é remédio de Deus para que o pecado não reine mais em nossas vidas.
Antes de virmos (pela fé) a Jesus Cristo, estávamos sob o completo domínio do pecado. Toda a humanidade estava condenada diante de Deus por causa do pecado. Muitos podem não ter consciência desta condição calamitosa, mesmo assim, vivíamos tão controlados por nossas paixões, que Deus nos chamou de “escravos do pecado” (Romanos 6.6).
Muito longe do que alguns pensam, a lei não ofereceu nenhuma esperança de escape desta situação. Na verdade, a lei veio para evidenciar nossa condição e nos condenar. Note o que Paulo escreveu para os cristãos de Roma (Romanos 3.19):
“Agora sabemos que tudo o que diz a lei, ele diz que para aqueles que estão debaixo da lei, que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus.”
Jamais poderíamos nos libertar da condenação do pecado “simplesmente” pelo nosso desempenho em cumprir a lei de Deus. Lemos em Gálatas 2.16
“Sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado.”
Se é impossível ao homem ser justificado pelas obras da lei, a graça de Deus é a nossa única e eficaz esperança. Não há perdão dos pecados senão pela graça. Conforme Paulo ensina, obtemos “o perdão dos pecados, segundo as riquezas da sua graça” (Efésios 1.7). Além disto, o crescimento na vida espiritual deve obrigatoriamente ser pela graça de Deus, conforme 2 Pedro 3.18:
“Antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”
Nenhuma dessas bênçãos celestiais torna-se nossas por meio de nossa capacidade de viver segundo os padrões santos da lei de Deus.
Medite: Nosso relacionamento com o Senhor é baseado em Sua graça, e não na lei. Começamos nossa caminhada com o Senhor pela graça, pela obra que Ele fez por nós. Continuaremos andando com Ele, por sua graça operando em nossas vidas.
Ore: Senhor, meu Deus, eu me alegro muito por estar sob a tua graça e não debaixo da lei. Tua santa lei justamente condenou-me por meus pecados contra Ti. Agradeço-te por perdoar os meus pecados por tua graça gloriosa. Eu te louvo por me justificar, declarando-me inocente aos teus olhos, por tua infinita graça. Ajuda-me a continuar esta jornada de fé, confiando que é somente pela tua graça inesgotável que continuarás tocando e moldando a minha vida. Peço-te em nome de Cristo Jesus. Amém.
>> Clique aqui para acessar todos os devocionais da série.
Tags: Graça Lei Romanos
