A graça de Deus / mensagem 9
Devocionário foi baseado no livro Day-by-Day by Grace de Bob Hoekstra
Dizei-me vós, os que quereis estar sob a lei: acaso, não ouvis a lei? (Gálatas 4.21)
Enquanto as pessoas não derem ouvidos ao que Deus quer comunicar com a lei, correm um sério perigo de ainda desejarem viver debaixo da lei e afastados de Deus.
Aqueles que estão perdidos e morrendo no mundo, estão longe de Deus porque subestimam a mensagem da lei. Geralmente imaginam que a lei é só para crentes ou fanáticos de alguma organização religiosa, ou qualquer coisa assim. Por desprezarem ou desconhecerem a mensagem da lei, eles optam por confiar apenas em sua própria consciência para julgar seu comportamento e estilo de vida. Além disso, gostam de ser eles mesmos a palavra final sobre qualquer assunto: do profano ao espiritual. Esta é uma forma de “não ouvir a lei”.
Por outro lado, muitos dos que são resgatados para uma nova vida em Cristo, ainda desejam permanecer sob a lei, pois julgam ser necessária para o crescimento espiritual e santificação do crente. Esta é a outra forma de “não ouvir a lei”. Qualquer crente que espera agradar ao Senhor com base em seus próprios esforços de cumprir a lei, realmente ainda não ouviu o que a lei tem a dizer sobre a vontade de Deus.
Ainda no Antigo Testamento, Deus revelara de forma explícita o que Ele espera de nós:
Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus. (Miquéias 6.8)
Deus nunca exigiu que nós devêssemos nos esforçar para sermos “o melhor”, mas Ele espera que pratiquemos a justiça. Deus nunca exigiu que nós fôssemos tão santos quanto Ele, mas quer que amemos a misericórdia. Ele também jamais exigiu que nós nos esforçássemos o máximo para alcançarmos a perfeição, mas pede (simplesmente) que andemos humildemente com Ele.
A lei de Deus não está nos pedindo para aprimorarmos a nós mesmos ou para procurarmos ser melhor do que os outros. Deus, na Sua lei, nos desafia a amar o próximo incondicionalmente e sacrificialmente.
Muitas vezes pensamos o seguinte: – Se eu fizer o melhor que puder, decorar versículos, não faltar nos cultos e reuniões de oração e der o dízimo regularmente, Deus se agradará de mim e agirá em meu favor. Afinal o que mais Deus poderia requer de mim?
Bem, Deus exige muito além do nosso melhor humano.
Medite: A lei de Deus nos chama a vivermos uma vida santa (sede santos, porque eu sou santo); a amarmos a Deus e ao próximo e sermos íntegros em nossas ações e intenções. Além disso, a lei mostra que Ele mesmo é o padrão de santidade, amor e perfeição.
Ore: Senhor Deus, tu és santo, amoroso e perfeito. Eu, por mim mesmo, nada sou. Eu te agradeço por tua misericórdia. Eu te louvo por tua graça infinita. Humildemente me coloco diante de ti, pedindo que trabalhes mais e mais tua santidade através da minha vida. Não alimento nenhuma outra esperança fora de ti, peço que mais de teu amor possa preencher a minha vida. Peço que o Senhor me transforme a cada dia para parecer mais com teu filho Jesus, através de quem eu oro. Amém.
Tags: Gálatas Graça Lei
