Por Paul Tripp
Uma triste e significativa concentração de “consumismo” é observada na Igreja de Jesus Cristo atualmente. Semelhantemente ao nosso comportamento em um shopping local, mudamos de igreja em igreja, “comprando” delas apenas a combinação certa daquilo que queremos.
Em uma congregação típica, os servos que são pagos carregam o fardo da saúde espiritual da igreja, enquanto os membros desempenham alegremente seu papel de simples destinatários. Muitos pastores aceitam essa situação e parecem ficar contentes desde que a frequência na igreja esteja aumentando e o orçamento tenha sustentabilidade financeira suficiente para alimentar o ministério.
Enquanto isso, Colossenses 3:12-17 pinta um retrato radicalmente diferente de como devemos interagir na igreja local. Reserve um tempo para ler esta passagem completa, lenta e intencionalmente (Colossenses 3.12-17 – NVI):
“Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito.Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos.Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações.Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.“
Não se contente em se sentar como consumidor em sua igreja local. Com a ajuda do Espírito Santo você pode mudar sua mentalidade e experimentar uma participação renovada que busca primeiro o Reino de Deus.
Aqui estão cinco passos a serem seguidos:
1) Seja intencional em seu relacionamento (vv. 12-14). Não entre e saia do serviço semanal sem ser notado. Procure maneiras de contribuir intencionalmente para um corpo orgânico de fé onde cada membro sente a dor quando outro membro sofre. Como? Com compaixão, bondade, humildade, mansidão, paciência, tolerância e perdão.
2) Seja vulnerável com os outros (v. 15). Deixe a paz de Cristo reinar em seu coração. Porque você descansa em seu perdão você não precisa temer ser exposto, pois nada poderia ser conhecido sobre você que já não tenha sido coberto pelo seu trabalho sacrificial. A paz de Cristo liberta você de andar na montanha-russa das respostas das pessoas e de sair ou se desligar do serviço por frustração, mágoa ou retaliação.
3) Seja um estudante comprometido da Palavra de Deus (v. 16). Se você for intencional e vulnerável em seus relacionamentos, suas conversas rapidamente irão além de fatos superficiais. Para compartilhar a sabedoria que muda a vida nesses momentos, você precisará ter a palavra de Cristo habitando ricamente em você. Você está dedicando tempo para entender como a Palavra se aplica na prática à vida cotidiana?
4) Procure oportunidades de ministério (v. 16). Ensinar e admoestar são palavras que normalmente atribuímos a servos do ministério que são pagos, trabalham em tempo integral e são formalmente treinados. Não é assim nessa passagem! Deus planejou que todos os seus filhos estivessem envolvidos em sua obra redentora o tempo todo. Ninguém recebe graça apenas para ser um destinatário, mas para ser um instrumento dessa mesma graça na vida dos outros.
5) Reconheça que sua vida não pertence mais a você (v. 17). Talvez este deva ser o primeiro passo; todo o resto flui dessa postura. Deus é dono de nós, nosso tempo, nosso dinheiro, nossa agenda e cada um de nossos relacionamentos. Um estilo de vida de ministério ativo começa com a rendição à propriedade do Senhor sobre tudo o que somos e tudo o que temos (veja 2 Coríntios 5:15, 1 Coríntios 10:31).
Imagine o que seria possível dentro de uma igreja local se ela fosse povoada por pessoas que não estivessem mais fazendo compras, mas fossem intencionais e vulneráveis, estudantes da Palavra, buscando oportunidades para ministrar e se submetendo ao Senhorio de Cristo!
Comece com você mesmo. Confesse que essa mentalidade não virá naturalmente. Busque a ajuda do Espírito Santo. E ao fazê-lo, lembre-se de que seu Senhor nunca fará ouvidos surdos aos clamores de seus filhos.
Deus abençoe,
Paul Tripp
PERGUNTAS PARA REFLEXÃO
1. Você entra e sai da igreja quase todas as semanas? Quem você pode identificar em sua igreja que está sofrendo e precisa ser amado? Como você pode entrar em contato com eles esta semana, mesmo se estiver em distanciamento social?
2. Você já foi ferido na igreja antes? Como assim? Que influência isso tem sobre sua atitude até hoje?
3. Quais são os benefícios de ser vulnerável, tanto para você quanto para outras pessoas? Seja específico.
4. Quais são as oportunidades atuais que você tem para compartilhar a sabedoria da Palavra de Deus com outros? Como você pode se educar para aplicar o poder transformador de Jesus Cristo à situação e aos relacionamentos deles?
5. Quais são alguns ídolos em potencial que interferem em você ser altruísta e ativo em sua igreja local? Você está buscando a ajuda do Espírito Santo para confessar esses pecados? Como você pode entregar esses aspectos de sua vida para Cristo?
Tradução de Danielle Delgado
Fonte: PaulTripp.com
Tags: Colossenses Igreja Intencionalidade Paul Tripp
