Por Jeff Mingee
O apóstolo Paulo queria que o jovem Tito prosperasse como líder de igreja. Ele o deixou em Creta para trazer ordem e estabelecer uma liderança piedosa (Tito 1: 5). Ele alertou Tito sobre os desafios culturais específicos que enfrentaria em Creta (Tito 1:12-13), bem como a presença de falsos mestres (Tito 1:10). Ele encorajou Tito com a esperança de que o próprio Deus estaria trabalhando (Tito 1:2-3).
Em Tito 2:1-10, Paulo volta sua atenção aos não-cristãos em Creta para os cristãos nesta jovem igreja. Ele se dirige a vários grupos na esperança de ajudar Tito a conduzi-los em direção à piedade em seu estágio de vida. As palavras de Paulo oferecem aos cristãos de hoje alguma sabedoria prática enquanto navegam nas plataformas de mídia social. Quer você seja um jovem conhecedor de tecnologia ou um idoso com problemas de tecnologia, quer esteja passando por um momento de meia-idade ou abandonando a mídia social como parte da Geração Z, você precisa pensar biblicamente sobre como e se postar.
Antes de postar, aqui estão três perguntas que as palavras de Paulo em Tito 2: 1-10 nos encorajam a fazer:
1. Está de acordo com a sã doutrina?
Tendo advertido Tito sobre aqueles que “professam conhecer a Deus, mas o negam pelas suas obras” (Tito 1:16), Paulo advertiu enfaticamente o jovem pastor: “Mas, quanto a ti, ensina o que está de acordo com a sã doutrina” (Tito 2: 1). Paulo esperava que Tito ensinasse a verdade, sempre e somente.
A sã doutrina deve governar tanto o púlpito de Tito quanto suas postagens nas redes sociais. Você pode não ter o hábito de processar suas postagens por meio de uma grade teológica. Mas você não pode se dar ao luxo de deixar sua teologia de lado quando se trata de mídia social. Suas postagens são importantes.
Portanto, pergunte-se: esta postagem está de acordo com a sã doutrina? Ou implica outro evangelho? Isso sugere que Deus é cruel ou não está envolvido neste mundo? Celebra algo que a sã doutrina condena claramente?
Sua vida digital pode adornar o evangelho ou desacreditar o evangelho.
2. Sou autocontrolado ao postar?
Entre as repetidas exortações em Tito 2:1-10 está a chamada ao autocontrole (Tito 1: 2, 5, 6). Paulo esperava que Tito ensinasse à igreja como praticar o autocontrole como uma manifestação do evangelho. Da mesma forma, cristão, você deve postar de uma posição de autocontrole em vez de postar em um momento em que está fora de controle.
Você não está no controle quando está furioso. Se você pode sentir suas veias salientes no pescoço, provavelmente não deveria postar. Esse não é o momento de responder a esse tweet herético. Você não está no controle quando está postando para encobrir a dor com uma história de imagem perfeita no Instagram. Se formos honestos, podemos descobrir que muitas de nossas postagens são feitas em momentos em que não estamos no controle. Somos regidos pelo desejo de impressionar, pela esperança de podermos parecer confiantes e bem-sucedidos ou por uma postura responsiva e reativa. Nenhum deles é autocontrole de acordo com a sã doutrina.
Cristão, lembre-se do que é verdade. Medite na sã doutrina. Então, quando você estiver com autocontrole, poste.
3. Isso adorna o evangelho?
Paulo exortou Tito a ensinar “o que está de acordo com a sã doutrina” (Tito 2: 1). Ele pretendia que as jovens moças vivessem de tal forma “que a palavra de Deus não seja injuriada” (Tito 2: 5). Ele explicou que os servos deveriam viver “para que em tudo adornem a doutrina de Deus nosso Salvador” (Tito 2:10). A sã doutrina deveria brilhar lindamente do púlpito e por meio da vida dos membros da igreja.
John Stott explica: “Nossa vida pode trazer adorno ou descrédito ao evangelho” (Bible Speaks Today, p. 192). Cristão, o mesmo se aplica à sua vida digital. Sua vida digital pode adornar o evangelho ou desacreditar o evangelho.
O evangelho é a beleza principal da vida cristã. Seja em um campo missionário estrangeiro ou postando em nossa conta de mídia social, devemos promover o evangelho. Que notícia melhor podemos oferecer do que Cristo crucificado pelos pecadores? Que doutrina mais agradável poderíamos declarar? Que assunto mais precioso deve ser o objeto de nossas postagens?
Fonte: https://cfc.sebts.edu/faith-and-culture/questions-christians-ask-before-post/
Traduzido por Robinson dos Santos
Tags: Internet Jeff Mingee Mídias Sociais Tito
