Por Paul Tripp
Você já viu uma foto engraçada na Internet de um jovem com uma tatuagem escrita de forma errada abaixo do pescoço? Ironicamente, lê-se “No Ragrets” (Sem Arrepandimento) ao invés de No Regrets (Sem Arrependimento). Eu certamente acho que ele se arrepende de pelo menos uma decisão!
Não sei você, mas “No Regrets” (Sem Arrependimento) certamente não é meu slogan de vida. Quantos momentos do meu egoísmo atrapalharam meu casamento? Quantas vezes meu plano egocêntrico de criar filhos atrapalhou o plano de Deus? Quantas conversas eu gostaria de poder retomar? Quantas oportunidades de ministério eu perdi? Provavelmente muitos para numerar.
Tenho certeza que você é como eu nesse aspecto. Você gostaria de poder fazer da maneira certa desta vez. Você gostaria de ter olhos mais sábios, ouvidos mais aguçados, uma mente mais clara e um coração mais terno. Porém, não há volta.
Se você é um pecador que vive num mundo caído, é impossível olhar para trás e ver um legado de escolhas perfeitas. Portanto, é vital que nos equipemos com abordagens bíblicas para lidar com o arrependimento [no sentido de remorso*] quando ele ocorrer.
O primeiro passo ao lidar com o remorso é este: aproveite a liberdade da confissão e abrace o dom do perdão. A confissão é a liberdade de dizer sobre si mesmo o que você e Deus sabem que é verdade, sem medo de rejeição, condenação ou punição. O perdão significa que Deus escolhe não se lembrar das partes mais sombrias, vergonhosas e lamentáveis de você e de mim.
A confissão é mais do que uma obrigação; é uma das mais belas liberdades de nossa nova vida em Cristo! Porque ele viveu perfeitamente, morreu o suficiente e ressuscitou vitoriosamente, somos livres para admitir, sem medo, os mais sombrios de nossos pensamentos e motivos, as mais feias de nossas palavras, nossas escolhas mais egoístas e nossas ações mais rebeldes e sem amor.
Deus, cuja memória é exaustiva e completa, escolhe remover nossos pecados de sua memória. Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados (Jeremias 31:34). Isso não significa que ele é fraco e esquecido, mas que ele escolhe não pensar em nós à luz de todos os erros de coração e comportamento que cometemos.
Se Deus se afasta dessas coisas, somos livres para nos afastar delas e seguir em frente também. Não temos que viver na paralisia do remorso. Não temos que viver olhando para trás.
Você pode olhar seu remorso de frente, chamá-lo do que é (pecado), identificar-se como quem você é (um pecador), mas não ficar sobrecarregado ou paralisado.
Através da liberdade de confissão e do dom do perdão, Deus nos liberta da nossa escravidão do remorso.
Original em PaulTripp.com
*Nota do Tradutor: a mesma palavra inglesa “regret” pode ser traduzida por arrependimento ou remorso. Foi escolhida entre uma ou outra conforme o contexto. Quando explicitamente negativo, foi usada a palavra “remorso”.
Tags: Arrependimento Paul Tripp Perdão Salmos
